Quer correr com os melhores tênis para corrida em 2022? Separamos os melhores tênis feminino e masculino da Nike, adidas, Olympikus, Asics, Brooks, Fila, Mizuno, New Balance para corredores de rua iniciantes e avançados.
Separamos tênis para todos os gostos, necessidades e orçamentos. Há topos de linha e opções visando custo-benefício, bons e baratos para corredores iniciantes, obesos e acima do peso, que visam conforto e amortecimento ou resposta e velocidade.
- Nike Air Zoom Pegasus 38 / Melhor tênis da Nike para corrida
- Brooks Glycerin 19 GTS / Melhor amortecimento e conforto
- Asics Gel-Nimbus 23 / Melhor para obesos e/ou sobrepeso
- Saucony Kinvara 12 / Leve e responsivo para velocidade
- Asics Gel-Kayano 28 / Melhor para pisada pronada
- New Balance 1080v11 / Melhor para longa distância e maratonas
- Asics-Gel Cumulus 23 / Versátil para várias atividades
- Asics Excite 8 / Melhor custo-benefício
- Olympikus Voa / Bom e barato
- Nike React Infinity Run FlyKnit 2 / Melhor para pisada supinada
- Asics Novablast 2 / Amortecimento e responsividade
- Nike ZoomX VaporFly Next% / Melhor tênis com placa de carbono
Atualização: Confira nosso guia atualizado com os melhores tênis para corrida em 2023.
Navegação
Como escolher:
Antes de começarmos com a nossa classificação dos melhores tênis para corrida deste ano, temos que te informar quais foram os critérios que usamos para escolhê-los. Dessa forma, além de saber porque eles figuram em nossa lista, você poderá fazer uma melhor escolha futuramente sozinho(a).
Tênis para corrida não são criados iguais, há tênis que visam desempenho, outros, conforto, custo-benefício, controle de movimento e estabilidade, dentre outros. Saber o que você precisa é importante, seja você corredor iniciante ou veterano.
Geralmente, um tênis bom para corrida é aquele que oferece absorção de impacto e segurança para você correr sem acidentes, dores ou desconfortos. Na lista abaixo você encontrará os mais variados tênis para qualquer necessidade, marca favorita ou tipo de treino/prova.
De forma rápida, esses são os principais pontos a considera na hora de escolher seu próximo tênis de corrida, esteja ele na lista abaixo, ou não, são eles:
- Tecnologia de amortecimento: você prefere maciez (conforto) ou retorno de energia (responsividade)? Treinos e corridas longas exigem mais amortecimento, enquanto corridas rápidas é melhor uma espuma mais responsiva.
- Material do cabedal: quanto mais respirável e flexível melhor, destaque para cabedais em mesh tecnológico ou Knit.
- Drop (altura da entressola): se for iniciante, dê preferência a drops mais altos, já que tendem a absorver melhor os impactos no calcanhar. Se for veterano e aterrizar com o mediopé, tênis com drop baixo pode ajudar a correr com melhor forma.
- Tamanho da forma: se tem pés largos (gordinhos) ou joanetes, dê preferência a formas tamanho padrão e evite as estreitas. Elas tendem a apertar as laterais dos pés e oferecer pouco espaço no toebox para os dedos.
- Peso: se for correr maratonas ou tiros de velocidade, opte por tênis mais leves. Entretanto, estes tendem a ter menos material, deixando-o com melhor retorno de energia e menos conforto.
- Tipo de pisada: se você tem pisada pronada/supinada, sabe que é importante optar por um tênis com suporte e controle de movimento. Caso contrário, estará bem servido(a) com um tênis para pisadas neutras (mais comuns).
- Preço: o preço importa, um tênis barato para corrida não será tão confortável nem terá o mesmo desempenho e durabilidade de um mais caro. Caso opte por modelos mais em conta, abrirá mão do conforto e terá que trocar seu tênis com mais frequência.
1. Nike Air Zoom Pegasus 38
O tênis Nike Air Zoom Pegasus 38 é a escolha mais fácil para você que está iniciando ou quer voltar a correr. Ele não decepciona devido a sua versatilidade, sendo ótimo para caminhadas, corridas, esteira, casual, academia, etc.
Usa a mesma espuma React com a tecnologia Zoom Air já conhecida e adorada pelos fãs da linha Pegasus. Porém, houve um ajuste de calibragem (principalmente no modelo feminino), deixando ainda mais macio e confortável.
O tecido do cabedal envolve os pés e a espuma na dose certa dá excelente suporte para maior conforto e segurança. Além disso, furos no cabedal garantem maior entrada de ar, não esquentando nos pés durante a corrida ou uso diário.
Um dos problemas foi solucionado, a região do contraforte não está tão rasa e não escapa dos pés durante a corrida. Agora a clipagem mantém os calcanhares firmes no lugar, sem incomodar ou causar bolhas/calos no Aquiles.
Por tudo isso ele é nossa escolha, se pode comprar apenas um tênis para todas suas atividades físicas durante o ano, inclusive treinos e provas de corrida, vá de Pegasus 38.
2. Asics Gel Excite 8
Há diversos tênis mais caros que o Asics Gel Excite 8 que poderiam figurar nessa posição. Mas decidimos colocar ele como o tênis para corrida com melhor custo-benefício.
Ele oferece tudo que você precisa num tênis para correr, mas com preço muito acessível. Seu amortecimento é macio, ainda um pouco responsivo, permitindo que você faça seus treinos de corrida, caminhadas com conforto.
Já o cabedal utiliza um mesh tecnológico com tramas abertas com bom fluxo de ar. Isso traduz em seus pés frescos por mais tempo, sem a sensação de abafamento que ocorre em dias quentes.
Internamente há acolchoamento suficiente nos tornozelos e clipagem que mantém os pés seguros no lugar. Assim, ao correr, caminhar ou treinar na academia terá ótimo suporte e estabilidade.
Durabilidade é outro ponto positivo, pois há borracha entre os sulcos por toda extensão da entressola. Os sulcos fazem com que ele seja flexível, oferecendo uma rodagem macia e confortável, sem aquela sensação de correr com concreto nos pés.
Todavia, outra excelente escolha para quem pode gastar mais por ainda mais conforto seria o Asics Gel-Cumulus 23. Ele entraria fácil como primeira opção se não houvesse o preço reajustado, mas em oferta pode valer a pena pagar mais no Cumulus que mencionaremos abaixo.
3. Olympikus Voa
O tênis para correr bom e barato fica com o Olympikus Voa. Nessa categoria há outras excelentes opções também, como o Nike Revolution 6, Downshifter 11, adidas Duramo SL e Mizuno Action.
Escolhemos esse modelo por oferecer amortecimento equilibrado e materiais de excelente qualidade pelo preço. Quando em oferta por volta de R$ 200, ele se torna imbatível comparado a tênis importados de entrada.
Outra opção válida caso goste de mais retorno de energia durante as corridas que maciez, é o Olympikus Veloz. Entretanto, se quer um tênis mais macio que este e pode gastar um pouco mais, recomendamos tanto o Olympikus Corre1 quanto adidas Duramo SL.
O Olympikus Voa é o tênis ideal para você usar no dia a dia e já estar pronto para atividades esportivas. Além de bom para correr, ele é confortável para caminhadas e tem espuma EVAPro firme o suficiente para dar estabilidade nos treinos na academia.
4. Asics Gel Cumulus 23
O tênis Asics Gel Cumulus 23 é em nossa opinião o melhor tênis coringa. Ele oferece muitas das tecnologias vistas nos tênis carro chefe da Asics como Nimbus e Kayano, mas custando bem menos.
Utiliza a nova entressola FlyteFoam com 3D Space Construction, que adapta a necessidade de amortecimento do corredor a todo momento. Dessa forma, a rodagem torna-se muito confortável para treinos e provas mais longas.
Além disso, utiliza cabedal em mesh inteiriço, a ausência de costuras aumenta o conforto e evita irritações e escoriações. Na numeração padrão ele já envolve os pés com bastante espaço para quem tem pés largos e joanetes.
Bem estruturado, com várias tecnologias de amortecimento e excelente durabilidade, é a escolha ideal para quem busca um tênis versátil. Ele é tão confortável que muitas pessoas que trabalham o dia todo em pé elogiam o modelo.
5. Brooks Glycerin 19
Decidimos ousar e colocar um tênis pouco tradicional no Brasil, o Brooks Glycerin 19 GTS. Apesar de a marca ser uma das mais queridas dos americanos, por aqui ainda não tem a popularidade que merece. No Brasil é vendido exclusivamente pela Centauro.
O Brooks Glycerin 19 é extremamente elogiada por seu conforto. Utilizando a entressola DNA Loft, que oferece sensação de maciez comparável a um travesseiro para os pés. Tem drop de 10 mm que o torna excelente para corredores iniciantes.
Outra vantagem desse novo modelo GTS é o excelente suporte para pronadores e supinadores. Com duas peças de espuma de cada lado do calcanhar, ele consegue reduzir a pronação sem comprometer a maciez quando comparado a outros tênis de suporte e estabilidade.
Dessa forma, escolhemos o Glycerin invés do novo Nike Invincible Run, o tradicional Nike Vomero 16 ou adidas Ultraboost 21. Porém, se você não quer arriscar na confiável Brooks, ambos modelos da Nike oferecerão excelente amortecimento e conforto para corridas e no seu dia a dia.
6. Asics Gel Nimbus 23
O Asics Gel-Nimbus 23 é o preferido dos corredores de longa distância, mas aqui adicionamos como o melhor tênis para corredores pesados. Ideal para quem está acima do peso, é mais alto ou obeso.
Ele se destaca por ter construção robusta e excelente suporte e é um dos melhores tênis com amortecimento. Com ele conseguirá correr com segurança e conforto por longos períodos, visto que foi criado para corridas longas.
O cabedal em mesh macio tem tramas abertas com ótimo fluxo de ar, deixando os pés frescos. Além disso, na numeração padrão já abraça os pés sem causar desconforto, calos ou escoriações.
Foi projetado para permitir maior flexibilidade ao correr, com sensação de não estar usando tênis pesado (embora seja). Há diferenças nos pilares de suporte no Nimbus 23 feminino e masculino, adequando as necessidades de cada gênero.
Ele tem um amortecimento macio, mas estável, rodagem segura e confortável para quem pode pagar por mais. Por isso é o tênis topo de linha da Asics, contendo o que há de melhor em tecnologia para corredores que prezam proteção e conforto.
7. New Balance 1080v11
O tênis New Balance 1080v11 já é membro cativo de nossos guias anuais com os melhores tênis para corrida. É um dos mais populares da marca por ser leve e extremamente confortável, com amortecimento macio e retorno de energia.
Tem cabedal em knit (tecido elástico) que adapta e molda a seus pés como uma meia. A construção feita com materiais de qualidade e macios, permitem que você o use até sem meias, com excelente respirabilidade.
Poucas mudanças foram feitas ante o modelo anterior (v10). A primeira, o tecido do cabedal que teve o padrão modificado a laser para ficar ainda mais flexível. A outra é a redução na clipagem do contraforte para não incomodar o tendão de Aquiles.
Já na entressola não houve mudanças quanto a sensação e maciez de rodagem. Esse é o tênis que vai permitir que você corra por mais tempo e mais longe, sem se preocupar tanto com dores ou desconfortos.
Por isso, outro público que deverá amar o NB 1080v11 são os com problemas de joelho, coluna, fascite plantar e passa muito tempo em pé. Com drop de 8 mm e maciez da entressola FreshFoam ficará com ele o dia todo nos pés com ótimo suporte e conforto.
A forma é mais estreita, tornando o 1080v11 menos agradável em pés largos ou com joanetes. Apesar de o tecido estar mais elástico, pode ser necessário comprar um número maior se tiver pés chatos ou escolher outro modelo.
8. Asics Novablast 2
O Asics Novablast 2 está ainda melhor que a primeira versão, usando um cabedal ainda mais macio e respirável. Além disso, houve atualizações além do design da entressola e solado o deixando ainda mais macio e responsivo.
Foi um dos modelos que mais revolucionou a indústria de tênis para corrida quando foi lançado. A Asics conseguiu combinar amortecimento com resposta, tornando o Novablast 2 o melhor tênis neutro para treinos diários.
O que o time de engenharia da Asics conseguiu fazer com esse tênis é algo incrível. Só experimentando e correndo com ele para entender. Mesmo sem placa de carbono ele é muito responsivo, o retorno de energia é perceptível a cada passada.
Com 8 mm de drop e forma no tamanho padrão, é um tênis divertido e durável para seus treinos de corrida diários. Além disso, é ótimo para caminhadas, uso casual e caso trabalhe por várias horas em pé.
9. Saucony Kinvara 12
O Saucony Kinvara 12 tem drop de 4 mm e é o preferido de corredores mais experientes ou que desejam um tênis leve para treinos de velocidade. Com ele conseguirá correr mais rápido por conta da responsividade da entressola PWRRUN.
Apesar de a marca não ser tão conhecida por aqui, os tênis da Saucony estão entre os melhores. Sempre com designs irreverentes e cores que chamam atenção, seu grande trunfo é a leveza e performance em treinos e provas.
A sensação de corrida é a de um tênis esperto, que entrega energia de volta a cada passada. Isso te impulsiona a correr mais rápido, enquanto economiza energia para os quilômetros finais.
O cabedal em tecido tem ótima respirabilidade, com amplo espaço no toebox para os dedos moverem livremente na numeração padrão. O contraforte abriga bem os pés e dá segurança, sem sensação de que o tênis está saindo dos pés.
É um tênis que recomendamos que você olhe com carinho, principalmente quando entrarem em oferta. Se você gosta de tênis leve para corridas rápidas, o Kinvara 12 é um tênis amigável que te acompanhará com ótimo amortecimento e responsividade.
É vendido exclusivamente na Netshoes, caso queira um tênis similar a ele, recomendamos o Fila Racer Silva.
10. Asics Gel Kayano 28
O Asics Gel Kayano 28 é o tênis para corredores com pisada pronada, não há outro que seja tão confortável, robusto e durável como ele. É caro? Definitivamente sim, mas você pode economizar comprando as versões anteriores se achar em sua numeração.
Há outros tênis excelentes para pronadores como o Nike Structure 24, Saucony Guide 14, Brooks Adrenaline GTS 21, Asics GT-2000 10. Ainda assim, o Kayano é o preferido por oferecer estabilidade, suporte quando você precisar, sem limitar seus movimentos naturais durante a corrida.
Não interessa se você quer um tênis para treinos diários, uso casual, trabalho ou para correr maratonas. O Asics Kayano 28 é o tênis que você calçará e terá conforto independentemente do que for fazer.
O cabedal em tecido mesh tecnológico adapta bem aos pés mesmo na numeração padrão. Além de mais respirável que a versão anterior. Dessa forma, usá-lo durante longos períodos ou dias quentes não será um problema.
Recomendamos o Asics Gel Kayano 28 se você quer gastar no melhor tênis para pisada pronada para uso geral. Apesar de caro, ele é construído com materiais de primeira e tem borracha resistente que garantirá centenas de km percorridos.
11. Nike React Infinity Run FlyKnit 2
O Nike React Infinity Run foi anunciado como um tênis que previne lesões, mas a verdade é que ele é um tênis de estabilidade e conforto. Apesar dos estudos da Nike que mostraram eficácia na prevenção de lesões, é melhor tomá-las com certo ceticismo.
Em nossa opinião o Nike React Infinity Run é um excelente tênis devido a sua construção e suporte. Com base ampla oferece maior contato com o solo, auxiliando na transição da passada de forma segura.
Apesar de ser considerado um tênis para pisada neutra, toda a estrutura feita pelos engenheiros da Nike o deixou estável para pisadas supinadas. Por isso, ele foi escolhido para figurar no nosso ranking no lugar do aclamado Nike Invincible Run.
No cabedal temos o tecido FlyKnit 2, que embora elástico está mais robusto e oferece ótimo suporte para os pés. A sensação ao calçar é a esperada, envolvente, mas sem causar desconforto, calos ou pontos de pressão no peito dos pés.
A entressola React está no lado mais firme, esperado de um tênis que previne lesões. Por isso, há bom nível de resposta (retorno de energia) e a absorção de impacto é adequada. O que torna esse tênis confortável é o cabedal e suporte aos pés.
Com 9 mm de drop é um tênis adequado para corredores iniciantes e fãs de tênis mais altos. É relativamente pesado para treinos de velocidade, mas é versátil o suficiente para suportar treinos rápidos se quiser. Seu ponto forte é longões e regenerativos.
12. Nike ZoomX VaporFly Next%
Corredores de performance encontrarão no Nike ZoomX VaporFly e AlphaFly Next% os melhores tênis para corrida. Porém, estes são tênis para corredores de elite e com bolsos fundos (lançado por R$ 1699).
Além disso, usar esses tênis em treinos diários é um crime, já que a espuma ZoomX facilmente desgastaria. Com um investimento desse, você deverá usar o Next% apenas em dias de prova e tênis para maratona, quando realmente cada segundo importa.
A entressola ZoomX atualizada na linha NEXT% visa oferecer aterrissagem macia sem desperdiçar energia no chão, retornando toda essa energia para a fase de impulsão (toe-off).
A placa de carbono que estende por toda entressola é responsável por transformar essa energia da aterrissagem e impulsionar sua passada. Assim, é inevitável você correr mais rápido, com toda engenharia do tênis te ajudando o máximo possível.
Você precisa de um tênis assim? Estimamos que 99% de nossos leitores não, por isso que deixamos ele no final da lista. Afinal, após cada prova percorrida com ele, a eficiência da espuma diminuiria, tornando um tênis exclusivo para dias de provas.
Caso ainda queira um tênis altamente responsivo e com excelente desempenho (com ou sem placa de carbono) mais em conta, recomendamos os seguintes: adidas SL20, Asics Metaracer / Metaspeed, Fila Racer Grid, On Cloudboom Echo, Saucony Endorphin Speed ou o bom e tradicional Nike Air Zoom Pegasus 37 e 38.
Com isso finalizamos outro guia de compra. Esperamos que tenha ajudado você a escolher o ideal para seu uso, gosto e principalmente, orçamento. Afinal, não é todo mundo que pode pagar caro em um tênis hoje em dia.
Agradecemos sua leitura até aqui, não deixe de conferir as melhores ofertas pelos links em nosso site. Além de economizar, você ainda ajuda nosso site a trazer mais conteúdo como este e manter o site livre de anúncios.