O tênis Nike Downshifter 12 é bom para corrida? Confira nessa avaliação o que mudou, características e nossa opinião final com os pros e contras. Assim, poderá fazer uma decisão mais acertada.
Sucesso de vendas no Brasil e no mundo, a linha Downshifter faz parte dos tênis de entrada da Nike. Com excelente custo-benefício para quem busca conforto em suas atividades esportivas, incluindo corrida de rua.
Nessa versão lançada em 2022, houve algumas mudanças no design que o deixou com menos cara de tênis de entrada. O preço também subiu, assim como o conforto proporcionado pela entressola, que está um pouco mais macia que dos modelos anteriores.
Atualmente figura dentre os tênis bons e baratos que recomendamos para iniciantes que não querem gastar muito num tênis da Nike. Além disso, por sua versatilidade, ainda pode ser usado em treinos de academia, caminhadas e uso casual e para trabalho.
Confira agora nossa avaliação do Nike Downshifter 12 com suas principais características. Caso esteja com pressa, leia nossa opinião final resumida com prós, contras e as melhores ofertas para economizar.
Navegação
Conforto e cabedal
Um dos problemas da linha Downshifter é a forma estreita, que aperta um pouco as laterais dos pés, principalmente quem tem pés largos. Ao retirar da caixa e calçar na numeração padrão, vimos que isso continua acontecendo.
Brasileiros geralmente tendem a ter os pés um pouco mais largos, a solução é comprar um número maior. Assim terá inclusive mais espaço para os dedos moverem no toebox com naturalidade.
O cabedal utiliza um mesh resistente com aberturas de ar principalmente no toebox (onde ficam os dedos). Por haver um tecido duplo e biqueira para maior durabilidade, não há tanta respirabilidade quanto um tênis em tecido com tramas abertas.
Há bastante material TPU fusionado no cabedal, tanto para ocultar costuras e deixá-lo mais estiloso, quanto estruturais para não deixar esgarçado e com aparência de tênis velho. Na nossa visão é um ponto positivo, mas sacrifica a respirabilidade.
O sistema de amarração com 6 ilhós mais furo extra está melhor que a versão anterior, pois usa furações e cadarço achatados. Oferece excelente ajuste nos pés, com cadarços no tamanho certo que permite dar dois laços para não desamarrar.
A lingueta é acolchoada suficientemente para não causar desconforto ou escoriações no peito dos pés. Conta tem passador central que evita que ela fique indo para os lados durante o uso.
Na região do colarinho há bom preenchimento de espuma, mas o material têxtil é um pouco áspero. Dessa forma, não recomendamos que utilize esse tênis sem meias adequadas (cano médio ou alto).
Caso o faça, poderá sofrer com a fricção constante do material com a pele e eventualmente sofrer com calos/bolhas. Isso acontece porque a clipagem do contraforte é voltada para a direção do tendão de Aquiles.
Entretanto, o contraforte cumpre sua função de manter os calcanhares no lugar sem problemas. Essa segurança é ideal para você correr com tranquilidade, sem a sensação que o tênis está saindo do pé.
A palmilha removível é simples e com pouco preenchimento de espuma. Acreditamos ser um dos pontos que reduziram custos, já que uma palmilha mais grossa adicionaria pontos de conforto.
Em suma, apesar de não haver grandes alterações no encalce do Downshifter 12 comparado ao Downshifter 11, vale a pena nessa faixa de preço. Oferece bom conforto, é bonito e quando em oferta, fica barato pelo que entrega.
Amortecimento e entressola
Aumentaram a espuma da entressola do Downshifter 12, deixando um pouco mais macio na região do calcanhar. Dessa forma, se você ao correr tende a aterrissar pelo calcanhar, é uma ótima notícia.
Ao correr nota-se que há uma diferença de amortecimento ao longo da entressola. Enquanto na região do calcanhar mediopé é mais macia, no antepé fica um pouco mais dura. Dessa forma, terá tanto absorção de impacto quanto leve resposta.
Percorridos alguns quilômetros com o Nike Downshifter 12 nota-se que ele tem uma batida mais seca por conta da espuma EVA simples. Enquanto ao caminhar, a sensação de conforto melhora bastante, já que a espuma tem mais tempo para comprimir com seu peso.
A flexibilidade desse calçado fica no espectro de estabilidade e suporte. Do mediopé ao calcanhar a espuma quase não flexiona, há flexão na maior parte apenas a parte frontal. Ainda assim, não prejudica a passada natural.
Não é uma boa escolha caso esteja em busca de um tênis com amortecimento macio para corrida de rua.
Concluindo, o Nike Downshifter 12 segue a mesma linha do modelo anterior, um tênis estável e de amortecimento firme. Apesar de estar um pouco mais macio, se tem problemas ortopédicos ou precisa de muito amortecimento na corrida, não é o ideal.
Na faixa de preço do Downshifter recomendamos o Asics Gel Pulse, Olympikus Corre ou Asics Excite, estes oferecem um amortecimento mais macio.
Entretanto, é uma ótima escolha para caminhar, uso na academia (inclusive correr na esteira), trabalho e passeio. Com 10 mm de drop e peso por volta de 300g, oferecerá a você conforto e certa leveza nas suas atividades.
Construção e durabilidade
O Downshifter é de fabricação nacional, mas mantém o padrão de qualidade Nike. Apesar de usar materiais mais simples, tem ótima construção, sem parecer ser um tênis inferior. Tem praticamente a mesma durabilidade dos modelos anteriores.
Houve uma mudança no desenho do solado, onde há diferenças nas ranhuras feitas no calcanhar e ao longo da entressola. Utiliza agora um padrão mais linear no calcanhar e laterais e losangos no restante da sola.
Apesar de ajudar na tração e aderência em pisos molhados, deverás ter um pouco de cuidado. Essa borracha mais rígida visa aumentar a durabilidade do calçado, não tendo tanta aderência em terrenos lisos e molhados.
No entanto, em terrenos mais porosos como asfalto, trilha e concreto ele adere bem. O cuidado deverá ser em pisos lisos, mas isso é bastante comum, até tênis mais caros tem problema de aderência em pisos molhados.
Um dos trunfos da linha Downshifter é a durabilidade, aqui não difere e poderá ser seu parceiro por centenas de quilômetros. O maior cuidado é com o tecido do cabedal, onde poderá rasgar antes do solado e entressola serem danificados.
Concluindo, a construção e durabilidade do Downshifter 12 correspondem às expectativas. Não há motivos para reclamar e cuidando bem deve durar bastante tempo.
Opinião, Nike Downshifter 12 é bom?
O Nike Downshifter 12 é bom para caminhadas, academia, uso casual e trabalho. Em corridas de rua tem uma batida mais seca, sem amortecimento macio que tantos iniciantes na corrida gostam.
Há muitos que preferem esse estilo de tênis para correr, já que oferece maior segurança e estabilidade. Porém, quem tem canelite, problemas de coluna e joelhos precisam de absorção de impacto macio, o que não é o caso aqui.
O cabedal achamos estreito na numeração padrão, apertando um pouco nas laterais. No toebox o tecido poderia ser mais largo, permitindo mais espaço para os dedos moverem. Respirabilidade poderia ser melhor, mas não chega a esquentar muito os pés.
Sendo assim, recomendamos o Nike Downshifter 12 se quer um tênis bom e barato para caminhar, corridas curtas ou na esteira, treinar na academia e uso casual. Nesses casos tem bom conforto e a durabilidade ajuda bastante no custo-benefício.
Com preço de lançamento de R$ 399,99, veja cores e numerações em oferta nas melhores lojas. Além de economizar na sua compra, você ajuda nosso site a fazer mais avaliações como esta. Agradecemos seu apoio!
Prós:
- Ótimo custo-benefício
- Design mais bonito
- Amortecimento equilibrado
- Confortável para uso casual e caminhadas
- Detalhes reflexivos nas laterais pra corridas noturnas
- Qualidade de construção e durabilidade
- Uso de materiais reciclados (bom para natureza)
Contras:
- Forma estreita
- Toebox poderia ter mais espaço
Características:
- Terreno: Asfalto, Esteira
- Categoria: Amortecimento de entrada
- Usos: Caminhada, Academia, Uso Casual e Corridas (até 5K)
- Preço de lançamento: R$ 399
- Tamanho da forma: Estreita (compre um número maior)
- Pisadas: Neutra
- Drop: 10 mm
- Peso: 295g (masculino) / 235g (feminino)
Resenha
O Nike Downshifter 12 passou por mudanças de design que o deixou com cara de tênis intermediário. Infelizmente, somente a cara, já que apesar de um pouco mais macio que os antecessores, ainda não é a maciez para correr na rua com conforto.
Entretanto, continua sendo um excelente custo-benefício se quer um tênis da marca para começar a correr, caminhar, treinar musculação e uso casual.
Essa avaliação do Nike Downshifter 12 te ajudou? Não deixe de conferir as melhores ofertas pelos botões acima. Caso ainda esteja em dúvidas, confira mais avaliações de tênis na TenisBook.