Buscando os melhores tênis para CrossFit? Veja quais são ideais para crossfiters que buscam um tênis de treino que topará qualquer WOD!
Atletas de CrossFit entendem que nenhum treino é igual ao outro. É um esporte que requere muito de você. Um tênis de CrossFit deve ser resistente e oferecer suporte e estabilidade para seus treinos diários.
Há diversas atividades que seu tênis deve aguentar, desde levantamento terra (deadlifts) e LPO (levantamento de peso olímpico) até corridas, subida de cordas, entre outros.
É desafiador encontrar o melhor tênis de CrossFit, mas pesquisei e testei diversos tênis populares nas provas de CrossFit e encontrei alguns modelos que se destacaram nos testes.
Com esses você poderá correr, levantar peso, remar, pular, subir cordas, participar de competições e vencer seus limites.
- Nike Metcon / O melhor tênis para CrossFit
- Reebok Crossfit Nano / Resistente e durável
- Everlast Cave / Suporte e segurança para seus treinos
- Everlast Climber / O melhor custo-benefício
- Reebok NanoFlex TR / Estabilidade e conforto
- RockFit Crossfit / Melhor tênis para CrossFit feminino
- Under Armour Tribase Reign 3 / Melhor tênis para CrossFit masculino
- Asics FuzeX / Tênis confortável para crossfit
- Converse All-Star Chuck Taylor / Tênis minimalista para crossfit
No final há dicas importantes sobre como escolher tênis de crossfit. Se não gostou de nenhum dos indicados aqui, leia e aprenda a escolher o tênis ideal, que combine com seu gosto e orçamento.
Veja também: Melhores tênis para Crossfit feminino
Navegação
Melhores tênis para CrossFit:
Esses são alguns dos melhores tênis para CrossFit e na nossa opinião e usados por vários atletas e influencers como Rich Froning, Anderon Primo, Anita Pravatti e Carolinne Hobo. São tênis com ótima estabilidade, durabilidade, tração e aderência para fazer seus treinos com segurança.
1. Nike Metcon
A linha Metcon da Nike ganhou opiniões favoráveis de entusiastas de treinamento CrossFit. Principalmente pelo seu design atraente, grande variedade de cores e modelos.
O motivo para esse frenesi é simples, é um calçado criado pensando nos atletas de Crossfit. Que é tão intensa, e exige bastante do tênis, graças a suas provas de resistência, subidas em cordas, treinos intervalados de alta intensidade, etc.
Nike Metcon aceita todos esses desafios sem perder a compostura, já que é bastante durável. Comparado a um tênis comum, de corrida, você terá melhor aproveitamento no seu treino, e custo benefício.
Em sua nova versão, o Nike Metcon está ainda mais resistente a danos causados por essa atividade. Porém, você poderá economizar algumas centenas de reais, comprando o modelo anterior.
Além de um design bonito, seu cabedal respirável é bastante resistente. A entressola é baixa de perfil reto e absorve bem os impactos quando necessário. Embora tenha construção firme, tem ótima flexibilidade para double unders e box jumps.
2. Reebok Crossfit Nano
Outro tênis que recomendamos é o Reebok Nano. Embora sejam versões diferentes, ambos são ótimos para a atividade, oferecendo suporte, estabilidade, aderência e com bom encaixe nos pés.
Uma das reclamações de alguns a respeito dele, está no seu cabedal, que é mais rígido que o Nike Metcon. Dessa forma, em alguns movimentos que exigem flexibilidade do tênis, poderá sentir um certo desconforto. Porém, com o uso e laceamento do mesmo, esse problema tende a amenizar.
Se você quer mais conforto já no primeiro dia de uso, o melhor é comprar o Nano X3 com tecnologia Weave e contar com melhor flexibilidade e conforto. O problema está a disponibilidade e o preço no Brasil, mas é o tênis usado por vários crossfiters profissionais como mencionamos anteriormente.
Fora esses “problemas” de flexibilidade, é bastante resistente e durável. Sendo utilizado por muitos em testes de resistência e em vários terrenos (lama, terra, areia, cimento, asfalto, pista, etc).
Se quiser economizar, pode comprar as versões anteriores do Nano pelo [menor preço] e sem medo de ser feliz.
3. Everlast Cave
O Everlast Cave é outra excelente opção visando custo benefício. Com preço regular de R$ 279,90, é possível encontrar em oferta mais barato. Pelo valor oferece borracha de ótima aderência e que não deixa marca, conforto e estabilidade.
Sobreposições estratégicas em material sintético fazem com que o modelo tenha maior durabilidade nas áreas de maior desgaste. O sistema de amarração permite ajuste seguro, sem incomodar o peito dos pés.
A forma com tamanho padrão, abraça os pés e os mantém firmes no lugar durante seu WOD. A palmilha é relativamente macia, absorvendo impacto quando necessário.
Em resumo, o Everlast Cave tem tudo que você precisa em um ótimo tênis para levantamento de peso olímpico. Não à toa é um dos mais vendidos para a prática.
4. Everlast Climber
Aos que buscam um tênis barato e resistente para fazer Crossfit, escolhemos o Everlast Climber. Com construção feita em material sintético e mesh com tramas abertas, ele oferece ótima flexibilidade e respirabilidade.
É um tênis bom e barato que foi testado pela crossfiteira Carolina Raucci, atleta com mais de 2 anos no esporte.
De acordo com ela, o tênis oferece flexibilidade suficiente para toda diversidade de movimentos que o Crossfit requere: levantamento de peso, corrida, saltos, subidas de corda, caixote, entre outras.
A palmilha em EVA é macia e oferece amortecimento e conforto maior, com uso de poliuretano que ajusta aos pés. O solado emborrachado plano tem excelente tração e estabilidade, essenciais para essa modalidade esportiva.
Devido ao excelente custo benefício, o Everlast Climber foi selecionado para aparecer em nossa lista! Recomendamos para atletas iniciantes que desejam treinar com todo conforto e segurança!
5. Reebok NanoFlex TR
Orçamento está curto para o Reebok Nano X1? O Reebok NanoFlex TR oferece excelente estabilidade e conforto para seus treinos WOD.
Peca em não ter sobreposições emborrachadas ou em camurça, que melhorariam sua durabilidade. Dessa forma, se um dos treinos for subir cordas, talvez não valha a pena.
Já a questão do conforto interno e respirabilidade o NanoFlex TR é excelente. Seu cabedal em tecido com tramas abertas permite excelente fluxo de ar interno, evitando que os pés esquentem durante seu workout.
A base do tênis é ampla e reta, oferecendo um grip excelente com o piso. Dessa forma, terá estabilidade para fazer levantamentos terra, agachamentos livre (squat) e com barra e amortecimento suficiente para as corridas, box jump, Burpees, afundos e vários outros treinos de alta intensidade HIIT dos CrossFitters.
6. RockFit Crossfit
A RockFit é uma marca esportiva brasileira especializada em calçados esportivos e roupas fitness. É delas a maioria das botas de treino femininas e masculinas, com ótima construção e durabilidade. Mas o que mais se destaca nos seus produtos é o custo benefício, oferecendo tênis de qualidade por um preço acessível.
Caso esteja querendo economizar ainda mais na compra de um tênis ideal, recomendamos a marca RockFit. Com modelos em couro masculino e feminino em diversas cores, são resistentes e confortáveis.
O cabedal é costurado em couro e tecido, permitindo conforto por permitir que o ar entre no tênis, e couro nas regiões que mais sofrem desgaste durante as atividades.
Crossfit exige muita segurança, e por isso, seu solado é plano e feito com borracha de alta densidade, com excelente aderência ao solo e tração, mesmo molhado. Já o sistema de amarração usa cadarços e fechamento em velcro, proporcionando mais segurança e estabilidade.
Um dos pontos a ressaltar sobre esse tênis é sua forma mais justa. Portanto, caso goste de mais conforto ou utilize meias grossas (comum em CF), opte por comprar um número maior ao que está acostumado(a).
7. Under Armour Tribase Reign 3
O tênis Under Armour Tribase Reign foi criado para o CrossFiteiro que gosta de praticidade. O sistema de amarração tem ajuste rápido e fácil, não toma seu tempo na hora de calçar e já te deixa pronto para treinar.
Há sobreposições em material emborrachado nas zonas de maior contato como laterais e no bico para maior durabilidade. Além disso, reforço em borracha nas laterais, excelente para treinos que envolve cordas.
Internamente tem bom nível de acolchoamento e suporte ao arco dos pés. A base plana oferece excelente estabilidade, e por usar borracha de alta qualidade, tem ótima tração e aderência ao solo para evitar acidentes.
Os pontos negativos desse tênis são quanto ao tecido na região do calcanhar (use meias altas) que podem causar calos, e a absorção de impacto ruim durante corridas curtas ou caminhadas.
A espuma MicroG é mais rígida, mas é esperado de um tênis que visa oferecer estabilidade e não amortecimento.
Todavia, é flexível o suficiente para não atrapalhar seus WOD como pular corda, box jump, Burpees, squats, deadlift, entre outros.
Recomendamos que compre um número maior para maior conforto, pois a numeração padrão dos tênis Under Armour tendem a ser apertadas para brasileiros. Por isso, se tem pés largos, é melhor optar por outros tênis.
8. Asics FuzeX
Se seus treinos incluem bastantes atividades aeróbicas como corrida, pular cordas, jump box, HIIT, ou precisa de agilidade para movimentos multidirecionais, o tênis Asics FuzeX é ideal.
Apesar de não ter construção robusta dos outros tênis mencionados, é leve e confortável. O tecido em tricot respirável do cabedal é elástico, oferecendo encalce seguro sem incomodar.
A entressola em EVA tem tecnologia FuzeGEL, uma fusão do Asics Gel com espuma. Oferecendo amortecimento nas áreas de maior impacto durante seus treinos WOD. A palmilha macia contribui para melhorar ainda mais a sensação de conforto.
Dessa forma, recomendamos o tênis Asics FuzeX se procura leveza e conforto para seus treinos de calistenia.
9. Converse All-Star Chuck Taylor
O tênis Converse All-star Chuck Taylor não foi feito para treinos de CrossFit, mas se quer um tênis estável para fazer seus WODs e evitar lesões, ele cumpre o papel.
O solado emborrachado plano é outro trunfo, que não escorrega e mantém o grip firme no solo emborrachado ou concreto das academias. Excelente para treinos de levantamento de peso olímpico LPO, deadlifts e squats.
Internamente tem bom conforto, mas nada comparável aos outros tênis da lista. Além disso, se teus pés tendem a esquentar durante o Cross, é melhor optar por um tênis mais respirável.
Por ter construção em lona/tecido, é flexível, mas não tem amortecimento para corridas rápidas do HIIT. Todavia, é suficiente para treinos de pular cordas, jump box e Burpees.
Recomendamos o tênis Converse All-Star Chuck Taylor se está em busca de um tênis barato. Seja cano alto ou baixo, terá excelente base para seus treinos.
Perguntas e respostas sobre tênis de crossfit:
É o Nike Metcon, que mantém a coroa por vários anos como o tênis mais top para treinar crossfit e academia. Ele oferece resistência, durabilidade, conforto, estabilidade e suporte para homens e mulheres treinarem até o seu limite sem se preocupar com o tênis.
É o Reebok Crossfit Nano, com uma forma mais estreita e oferece melhor suporte e estabilidade para os pés femininos. Além disso, há mais opções de cores e modelos para mulheres que gostam de combinar o tênis com o outfit.
É o Under Armour Tribase Reign 3, que atende as necessidades de suporte, resistência e durabilidade requeridas para atividade. Além disso, tem ótimo conforto interno e abriga os pés que são mais largos nos homens.
As melhores marcas são Nike, Reebok, Everlast, Under Armour, Adidas e Rock Fit. Há outras marcas vendidas no mundo, mas no Brasil essas são as mais vendidas, elogiadas e procuradas.
O melhor tênis é o Nike Metcon, que apresenta diversos modelos criados pensando especialmente nas necessidades do Crossfit. Por isso, apesar de ser um dos tênis mais caros para Crossfit do mundo, é o melhor da marca.
O melhor da Reebok não poderia ser outro além do Reebok Nano X2. É o tênis topo de linha para crossfit e academia, servindo perfeitamente para os treinos desafiadores e como tênis para treinar perna na academia.
O Everlast Cave 2 é o melhor tênis da Everlast para crossfit. A nova versão está cabedal mais resistente e emborrachamento na área externa para melhor grip em treinos de subida de corda (rope-climbing).
O Adidas Dropset é o melhor tênis da Adidas no Brasil para esse esporte. Apresenta drop mínimo, solado com alta tração, excelente conforto interno e mesh respirável para não esquentar seus pés durante o WOD.
O Under Armour Tribase Reign 3 é o melhor tênis para crossfit da Under Armour à venda no Brasil. Apresenta construção robusta, drop baixo, acolchoamento interno com excelente suporte aos pés e cabedal respirável, mas ainda resistente para seus treinos diários.
O Converse All-Star Chuck Taylor é tênis para crossfit barato que recomendamos. Ele tem drop mínimo, solado emborrachado com excelente grip para treinar com segurança e estabilidade. Com preço de R$ 199 ou até menos que isso, é um tênis que em promoções vale a pena.
Como escolher o melhor tênis para Crossfit?
Aprenda agora como escolher o tênis ideal para o seu treino de Cross fit. Assim, terá mais prazer e menos chances de se lesionar durante as atividades.
Nesse guia rápido de como escolher um tênis de Crossfit, você irá aprender o que faz um calçado apropriado para essa atividade.
Drop baixo:
O “drop” de um tênis é calculado pela altura da distância entre o calcanhar e a planta do pé. Em tênis de corrida, esse drop é geralmente elevado, acima de 8mm. O que facilita na hora da passada durante a atividade running.
Já no Cross, esse número deve ser menor, em torno de 4mm, os tênis para LPO tem um drop ainda menor. Assim o peso do corpo é dividido igualmente durante o agachamento, por exemplo.
Para crossfitters amadores, um tênis com drop de 6mm já previne lesões e oferece estabilidade e conforto.
Se está acostumado(a) com tênis com amortecimento, o recomendado é iniciar com um tênis com um drop nessa faixa de 6mm. Depois ir reduzindo conforme se adapta, até encontrar o ideal para o seu corpo.
Estrutura (Proteção e Estabilidade):
Assim como atletas, o tênis deve também ser polivalente, resistente em uma variedade de atividades.
Um bom tênis deve ter estabilidade para levantamento de pesos, amortecimento para corridas, alta respirabilidade no tecido e oferecer proteção aos pés.
Procure tênis que contenham proteção na região do calcanhar, e entorno dos pés. Assim terá mais estabilidade durante sua atividade, sem perder a proteção.
O amortecimento deve ser mínimo, já que a corrida é de curta distância e a estabilidade/proteção vale mais do que o amortecimento.
Um tênis com tecido mesh no cabedal pode melhorar o conforto e evitar que seus pés se aqueçam demais durante o treino.
Solado e entressola:
Um solado firme e com borracha de qualidade é essencial para dar estabilidade e evitar escorregões e acidentes.
Se na sua modalidade existe escalada em corda, é fundamental que escolha um tênis com entressolas reforçadas nas laterais internas dos pés.
Halterofilistas preferem solados mínimos, para obterem a sensação de estabilidade e controle de seu peso rente ao chão. Sendo assim, caso tenha exercícios de LPO em sua atividade, mantenha isso em mente antes de comprar.
Durabilidade e materiais:
Comprar um tênis barato pode não ser a melhor opção. Conforme dito anteriormente, trata-se de uma modalidade esportiva que requere muito do praticante e seu tênis.
O corpo do tênis deve ser feito com materiais de qualidade, e a sola deve ter tração em qualquer terreno. Inclusive para escalar cordas, correr no asfalto, terra, e ainda dar a estabilidade e controle durante as provas de LPO.
Abaixo recomendamos os melhores, masculino e feminino. Estes foram escolhidos baseado em tudo que falamos aqui nesse artigo. Sendo assim, a melhor escolha para atletas amadores e profissionais.
Pode correr com tênis de Crossfit?
Não recomendamos correr com tênis de Crossfit, apenas por curtos períodos em exercícios que fazem parte do seu WOD (Workout of the Day). Pela ausência de amortecimento adequado, corridas de rua pode causar dores.
Não treine usando tênis de corrida. Isso não apenas é uma economia ilusória (pois os tênis estragam rapidamente), mas ainda aumentam as chances de lesões (e gastos com médicos, remédios e fisioterapeuta).
O formato abaulado dos tênis para corrida é desenhada para acompanhar o movimento natural dos pés durante a corrida. Enquanto no CF você precisa de um tênis com solado reto.
Há vários benefícios em praticar CrossFit, e o melhor tênis irá ajudar você a obter o máximo de sua atividade. Além disso, devido à construção mais robusta, você terá maior durabilidade e gastará menos a longo prazo.