Quer o melhor tênis para pedalar? Andar de bicicleta pela cidade (ciclismo urbano) exige que você tenha um tênis com boa tração e aderência ao pedal, seja seguro e, ao mesmo tempo, confortável.
Há sapatilhas para ciclismo mais recomendadas para spinning, pedal em estradas e trilhas de mountain bike (MTB). Porém, essas são menos versáteis para pedalar sua bike pela cidade e parques.
Os tênis que selecionamos aqui são bons e seguros para pedalar, mas ainda versáteis o suficiente para você caminhar caso queira.
Os tênis que escolhemos tem solado e entressola mais rígidos, dessa forma, não estragarão tão facilmente e protegerão seus tornozelos e sola dos pés.
Além disso, há acolchoamento suficiente para tornar seu passeio de bicicleta pela cidade bem confortável!
Dica extra, espumas macias como os de tênis com amortecimento tendem a deformar. Principalmente quando utilizados em pedais de alumínio.
Navegação
Os 7 Melhores Tênis para Andar de Bicicleta
Confira agora quais são os melhores tênis para andar de bicicleta, seja na cidade, spinning ou para iniciantes nas trilhas de mountain bike:
- Mizuno Morelia Club: Não escorrega e é durável
- Everlast Cave: Estável e confortável
- Adidas Terrex: Confortável, segura e versátil para trilhas
- Adidas Rockadia Trail: Ótimo tênis para iniciantes no mountain bike
- Asics Gel Nagoya: Melhor para cicloturismo (bom para caminhada e pedal)
- Nike MD Runner 2: Melhor para pedalar casualmente
- Kolosh: Híbrido de tênis/sapatilha para pedalar
Não sabe qual escolher? Veja como escolher um tênis para pedalar
Everlast Cave
O Everlast Cave foi projetado para Crossfit, por isso, consegue suportar bem o desgaste causado pelos pedais das bicicletas. Além disso, internamente tem bom acolchoamento resultando em maior conforto.
Seu grande diferencial é a plataforma flat, com drop baixo e que possibilita pedalar naturalmente. A borracha vulcanizada utilizada no solado garante ótima aderência ao pedal, seja de nylon ou alumínio.
Outro ponto positivo do modelo é o suporte na região dos tornozelos, mantendo os pés seguros no lugar. Confortável e respirável, mas robusto, esse é o Everlast Cave, uma ótima escolha para pedalar e caminhar.
Mizuno Morelia Club IN
A chuteira de futsal Mizuno Morelia Club Indoor é uma ótima escolha para homens. Além de servir para pedalar na cidade, é boa para treinos funcionais e jogos na quadra de futsal. Oferece bom nível de conforto interno, estabilidade e segurança da borracha vulcanizada.
Por ter cabedal revestido de material sintético que remete ao couro, é resistente contra fricção de dos firma-pés. Internamente tem ótimo estofamento, abraçando os pés, principalmente tornozelos, para maior estabilidade durante o pedal.
Tratando-se de uma chuteira, é normal que seja mais apertada que tênis. Portanto, caso tenha pés largos, opte por comprar um número acima para maior conforto. Entretanto, não é legal que fique muito espaço no tornozelo, e sim, que fique justo sem machucar.
Adidas Terrex
O adidas Terrex é normalmente recomendado como tênis para trilhas, por isso, serve muito bem para pedalar. Há cravos no solado que funciona para evitar acidentes em terrenos irregulares, mas que aderem muito bem aos pedais das bicicletas.
Além disso, como pode ver na imagem, tem cano médio, excelente para dar estabilidade e segurança para os tornozelos. Isso faz com que o modelo seja ótimo para trilhas de mountain bike.
O conforto é outro diferencial do modelo, por ser mais robusta, tem ótimo acolchoamento interno. Além de acomodar seus pés e travar bem nos pedais, ainda permite que você caminhe por longas distâncias com conforto e segurança, caso necessário.
Asics Gel-Nagoya 2
O tênis para corrida Asics Gel Nagoya 2 figura nessa lista como opção para quem quer versatilidade. Seu solado é mais macio, mas devido ao uso de gel com EVA, não é tão maleável a ponto de deformar tão rapidamente.
Dessa forma, além de oferecer ótimo conforto para você praticar seus treinos diários na academia, caminhar e até correr, ainda poderá pedalar pela cidade ou fazer spinning.
Toda essa versatilidade tem um custo, seu cabedal com tramas abertas é menos resistente a fricção.
De qualquer maneira, se você quer um tênis para fazer cicloturismo em cidades históricas, onde irá caminhar muito, esse é o modelo 2 em 1 que procura.
Seu solado tem borracha que adere bem no pedal nos trechos urbanos, mas não é a melhor opção para mountain bike ou trilhas. No último caso, um tênis com borracha vulcanizada e cabedal mais fechado seria ideal.
Mizuno Action
O Mizuno Action é o tênis para pedalar bom e barato que você pode estar procurando. Por ter entressola em espuma EVA firme não deforma com facilidade.
O solado emborrachado injetado, oferece boa aderência e estabilidade para você pedalar com vigor.
Seu cabedal é em tecido, o que para alguns pode ser ponto negativo quanto a durabilidade. Entretanto, assim como Nagoya, o modelo visa oferece ótimo conforto para andar de bicicleta e caminhar pela cidade.
A borracha utilizada não é vulcanizada, nem tem tantos cravos para aderir ao pedal. Entretanto, caso não vá pedalar durante dias chuvosos, pode valer a pena pela economia e versatilidade.
Asics Gel-Rocket
O Asics Gel-Rocket é um tênis para jogar vôlei e handebol, mas que tem tudo que você precisa para pedalar. A base plana (flat) aliada a borracha vulcanizada no solado permitem que você pedale de forma segura, sem escorregar.
Outra vantagem do modelo, é que ao contrário da chuteira de futsal, oferece numerações femininas. Sendo assim, é um tênis para pedalar feminino com ótimo custo benefício.
O cabedal em material sintético tem boa resistência contra fricção e desgaste dos firma-pés.
Internamente oferece ótimo conforto por ter espuma de qualidade, que abraça os pés e mantém os tornozelos fixos no lugar.
Além de bom para andar de bike, o modelo pode ser usado para caminhadas, academia, treinos funcionais e as atividades físicas já mencionadas.
Adidas Rockadia Trail
O adidas Rockadia Trail 3.0 é outro tênis para trilha que sobressai no quesito conforto. Por utilizar espuma CloudFoam, está mais propensa a deformar com o tempo.
Todavia, se você quer um tênis confortável para pedalar e caminhar em qualquer terreno, é o melhor.
Seu cabedal conta com tecido mais fechado, que permite bom fluxo de ar dentro do tênis, evitando que os pés esquentem. Mas ainda há sobreposições em material sintético para dar integridade e aumentar a durabilidade.
O solado é o motivo que adicionamos o Rockadia na classificação, utiliza borracha Adiwear e cravos menores. Isso faz com que seja mais difícil você escorregar enquanto pedala, mesmo em dias chuvosos.
Nike MD Runner 2
O Nike MD Runner 2 é um tênis casual que pode muito bem acompanhar suas pedaladas pela cidade. Por ter um visual bonito, com cabedal em suede (semelhante à camurça) e solado em borracha com travas, dá segurança e conforto para andar de bicicleta e caminhar.
O encalce justo comum da camurça oferece estabilidade e ajusta bem ao redor dos tornozelos. Seu acolchoamento evita que aperte demais, tudo contribui para melhor conforto também para uso no dia a dia.
Não é muito flexível, e é justamente o que você deve procurar em um tênis para pedalar. Isso não só aumenta a durabilidade, como ajuda na hora de pedalar, já que a espuma firme da entressola não afunda ao pedalar.
Tênis Kolosh Básico
Esse Kolosh é o tênis para andar de bicicleta feminino mais barato da lista. Além do preço acessível, lembra bastante o desenho de uma sapatilha para bike, inclusive com fechos para melhor ajuste nos pés.
Entretanto, não tem taquinhos para clipar nos pedais, mas tem solado emborrachado com ótima aderência e cabedal em couro ecológico.
Essa combinação faz do tênis bom e barato para pedalar e tem ótima durabilidade.
Em conclusão, seus diferenciais são o preço acessível, estabilidade e aderência ao pedal, facilidade para ajustar nos pés e durabilidade.
Oferece bom encalce por ter forma padrão e o acolchoamento envolve os pés sem causar desconfortos.
Como escolher um tênis para pedalar?
Dependerá principalmente da modalidade e experiência, se for pedalar pela cidade e for iniciante, um tênis com solado mais rígido emborrachado é suficiente.
Caso faça bike indoor (spinning) ou mountain bike com frequência, pode ser melhor investir em uma boa sapatilha de ciclismo como estas na Amazon.
Ocasiões e preferências que também devem ser considerados. Muitas pessoas não gostam de sapatilhas, seja pelo preço elevado ou por serem muito desconfortáveis para caminhar.
Há pessoas que usam chuteiras de futsal para fazer spinning e mountain bike. Estes tênis são bem aderentes por terem borracha vulcanizada (como os tênis para skate). Se usar firma-pé, dificilmente escorregará durante seu pedal.
Evite comprar tênis que não tenham borracha no solado. Há modelos em que as travas são feitas diretamente na espuma.
A espuma EVA sozinha não oferece boa tração, nem foi criada para isso, resultando em maiores chances de escorregar o pé do pedal (ai!).
Lembre-se de calçá-lo antes de pedalar para acomodar aos pés e lacear. Dessa forma, evitará bolhas e outras surpresas desconfortáveis durante sua pedalada.
Recapitulando:
- Solado: emborrachado e rígido para melhor aderência no pedal (evitar escorregões).
- Cabedal: com sobreposições para maior durabilidade e tecido respirável para não esquentar nos pés.
- Palmilha: macia e com propriedades antibacterianas para maior conforto e menos odores.
- Amortecimento: mais firme, pois, espumas macias tendem deformar além de desperdiçar parte da energia durante o pedal.
Sapatilha ou tênis para ciclismo urbano?
Caso vá fazer cicloturismo (viagem de bicicleta) ou andar de bike pela cidade, é melhor optar pelo tênis, esses mesmo de caminhada e/ou corrida. Entretanto, as sapatilhas têm encaixe ou clip, que tornam sua pedalada mais eficiente e segura.
Escolher entre sapatilha ou tênis dependerá de sua preferência e atividade. Se ama spinning ou mountain bike e irá pedalar o tempo todo (sem caminhar), uma sapatilha com taquinho para pedal clip será sua melhor escolha (veja na Amazon).
No entanto, tênis serão melhores se for caminhar entre suas pedaladas, seja por terrenos acidentados ou pavimentos urbanos.
Outro motivo para escolher tênis é caso você seja iniciante, tanto no spinning/mountain bike, quanto no ciclismo urbano.
Afinal, sapatilhas necessitam ser ajustadas para encaixar nos pedais. Você precisará ajustar dependendo do pedal utilizado tanto na bicicleta de mountain bike quanto no spinning.
Após encaixada, seus pés ficam “presos”, e em alguns casos, iniciantes nas trilhas caem com a bicicleta por não ter acostumado a desencaixar os pés dos pedais de forma rápida. No spinning, por não haver chances de queda, é mais tranquilo.
A maior vantagem das sapatilhas é não escorregar o pé durante o sprint/speed ou subida. Assim, caso sua bike tenha pedal de alumínio com dentes de metal, sabe o quanto um escorregão dói, por bater a panturrilha (ou pior, a canela) no pedal.
Em conclusão, profissionais testaram pedais flat vs. clipless e notaram pouca diferença em desempenho ao utilizar sapatilhas com clipes invés de calçados planos.
Dessa forma, comprar um tênis de base plana e entressola dura como alguns dos que recomendamos é sua melhor escolha caso seja iniciante ou pedala casualmente.