Quais são as melhores botas e tênis para trilhas? Escolhemos os melhores calçados impermeáveis, resistentes e robustos para suas caminhadas na natureza!
Escolher uma bota ou tênis adequado para trilhas e trekking pode ser mais difícil do que parece. Existem diversos modelos de botas e tênis criados para aventura, desde caminhada em florestas até corridas na lama.
Mas qual o melhor tênis para trilhas? Depende do que você precisa; resistência, tração/grip ou impermeabilidade?
Pensando nessa necessidade tão comum lá fora, e tão rara no Brasil, buscamos informações e escolhemos os melhores tênis e botas para trilhas e trekking.
Nesse guia de compra irá encontrar os melhores modelos vendidos no Brasil para acompanhar você em suas aventuras e caminhadas na natureza.
Infelizmente, mesmo sendo um país cheio de florestas e cenários desafiadores para aventureiros, as principais marcas não trouxeram seus melhores modelos de tênis “off-road” para o Brasil.
Falando nisso, as melhores marcas de tênis para trilha são; Salomon, Asics, Nike, Adidas, La Esportiva, Timberland, Oboz, Merrell, Keen, Vasque, Bull Terrier, Saucony, Brooks, Inov-8, Hoka, Fila e The North Face.
- Salomon Speedcross
- Nike Pegasus Trail
- Adidas Terrex Eastrail
- Nike Air Zoom Terra Kiger 8
- Adidas Rockadia Trail 3.0
- Asics Trail Scout
- Timberland Black Forest
- Nike Wildhorse
- Adidas Terrex AX3
- MG Brasil Adventure Trace
- Saucony Peregrine ISO
Você confere abaixo quais são as melhores botas trekking e tênis para caminhar em trilhas e florestas. Todos têm versão masculina e feminina. Vale lembrar que nossas sugestões não estão em ordem de qualidade, todas são excelentes em suas categorias.
Navegação
Salomon Speedcross
Salomon é uma das marcas mais tradicionais em criar tênis para aventureiros, tendo diversas opções de tênis para alpinistas, trekkers, montanhistas, e fãs das corridas na natureza.
O Salomon Speedcross não difere, suportando até mesmo os desafios mais intensos como subir morros e terrenos rochosos.
Seu grande diferencial está no design que protege e dá suporte aos pés, sem perder conforto e amortecimento. Dessa forma, você encontra no Salomon Speedcross um tênis para trilhas com as principais características desejadas por quem gosta de se aventurar.
Essas características o tornaram um tênis sólido e confortável com ótima tração. Sendo bastante popular dentre montanhistas americanos. Não obstante, ele é nossa primeira escolha caso esteja buscando um tênis bom para trilhas, montanhismo entre outras atividades na natureza.
Com ótimo conforto interno e suporte para os pés, mesmo sem proteção impermeável ele consegue manter-se seco em trilhas úmidas. Porém, em caso de submersão em líquidos, ele irá fatalmente ficar úmido por dentro.
Recomendamos o Salomon Speedcross para quem busca um tênis robusto, durável, confiável e confortável para suas trilhas e atividades ao ar livre.
Ele oferece conforto e amortecimento para percorrer longos quilômetros sem sentir pés cansados. Com solado com travas agressivas, ele irá segurar bem e evitar escorregões independentemente do solo.
O que gostamos: tração, robustez, durabilidade e segurança
O que não gostamos: sem versão desse modelo impermeável
Nike Pegasus Trail
O Nike Pegasus Trail é o tênis ideal para você fazer corridas em trilhas, oferecendo conforto e segurança. Ele oferece as principais virtudes da linha Pegasus mais feito para a aventura.
O cabedal é em tecido respirável que não esquenta nos pés. Essa versão não é impermeável, mas seca rapidamente. Caso queira um tênis para trilha à prova d’água pegue a versão GORE-TEX.
Internamente há ótimo preenchimento que além de dar suporte aos pés, torna o encalce extremamente confortável.
Sua entressola usa espuma React, uma das mais macias e responsivas da Nike. Dessa forma, poderá correr por mais tempo em terrenos acidentados sem sentir as imperfeições durante o trajeto.
Seu diferencial é quanto a aderência e tração, no solado há travas maiores que promovem mais estabilidade e segurança para suas atividades, seja ela caminhada ou corrida. Entretanto, em pisos lisos elas mais atrapalham que ajuda, requerendo cuidado para não escorregar.
Dessa forma, podemos dizer que o Pegasus Trail é a escolha certa se está procurando um tênis para correr na natureza, em terrenos irregulares como cascalho, terra, etc. Tem construção durável, numeração padrão (compre seu número) e aloja bem pés largos.
O que gostamos: conforto e excelente amortecimento.
O que pode melhorar: aderência em pisos lisos e molhados.
Adidas Terrex Eastrail
O tênis adidas Terrex Eastrail é bom para quem gostou do Salomon SpeedCross, mas quer gastar menos. Ele apresenta as principais características de um tênis ideal para trilhas e aventuras, conforto e segurança.
Ao contrário do adidas Terrex AX3, ele tem cabedal em material sintético, mais durável e flexível nos pés. Com isso, você terá mais conforto durante suas caminhadas ou corridas ao ar livre na natureza. Não é impermeável, mas seca mais rápido que outros tecidos.
Ele também usa de sobreposições em material resistente para fornecer suporte e aumentar a durabilidade e segurança. Destaque para a região dos tornozelos, onde o contraforte mantém os calcanhares firmes no lugar.
Internamente tem boa quantidade de espuma, que contribui para estabilidade e suporte. Com desenho mais robusto, a intenção é proteger os pés de acidentes comuns do esporte, como torções, escorregões e tropeços.
O solado com tecnologia Traxion com travas médias emborrachadas oferecem ótima aderência e tração em qualquer terreno acidentado, seco ou molhado. Outra vantagem é sua altura, protegendo os pés de ficarem úmidos em qualquer poça rasa.
Em resumo, o adidas Terrex Eastrail é para você que busca um tênis confortável e seguro, com boa absorção de impacto (amortecimento) e que seja robusto e estável para caminhar longas distâncias. Todavia, é bom usar por alguns dias para lacear e se acostumar com o contraforte rígido.
O que gostamos: conforto e estabilidade
O que pode melhorar: oferecer opção impermeável
Nike Air Zoom Terra Kiger 8
O Nike Air Zoom Terra Kiger 8 é o tênis que recomendamos se quer ter o máximo de amortecimento e conforto para corridas em terrenos irregulares. Ele foi projetado visando conforto, por isso, não é o ideal se busca máximo de proteção.
Sua entressola é macia e conta com tecnologia Air Zoom, que visa amortecimento responsivo para correr em terrenos irregulares como trilhas de cascalho e lama. Caso no percurso haja com rochas pontiagudas, poderá danificar a espuma da entressola.
O cabedal é feito em tecido elástico com excelente respirabilidade e fácil de lavar e secar. Na numeração padrão abraça os pés e os mantém firmes no lugar, até mesmo o contraforte encaixa bem e não há sensação de que sairá dos pés.
No solado há sulcos direcionados para você correr mais rápido, não tem boa aderência em terrenos duros e molhados. Nesse caso vale a pena pegar o Nike Wildhorse que mencionamos mais abaixo.
Recomendamos o Air Zoom Terra Kiger se quer o máximo de conforto, amortecimento e um tênis para caminhar ou correr em dias quentes. Ele consegue proteger teus pés em terrenos secos irregulares (cascalho), terra e lama.
O que gostamos: conforto e amortecimento
O que pode melhorar: aderência e proteção embaixo dos pés
Adidas Rockadia Trail 3.0
O tênis Adidas Rockadia Trail 3.0 é bom para caminhadas e corridas em terrenos acidentados de trilhas. O cabedal não foi desenhado para oferecer impermeabilidade como as botas trekking, mas o solado e estrutura são robustos e protegem bem os pés.
As tramas de tecido no cabedal permitem que você possa correr a qualquer hora do dia, sem que ele esquente nos pés. Sobreposições feitas no seu cabedal nas áreas de maior desgaste e fricção, aumentam a durabilidade e protegem os pés.
A entressola com espuma CloudFoam é macia, oferecendo o máximo de conforto para suas atividades ao ar livre. A palmilha Ortholite adapta aos traços dos seus pés, oferecendo mais conforto para suas atividades ao ar livre.
Os sulcos presentes no solado mais a borracha com tecnologia AdiWear fazem com que ele tenha ótima tração e aderência. Com isso, o Adidas Rockadia Trail 3.0 é uma ótima opção para quem busca um tênis resistente para correr em terrenos acidentados e mal cuidados.
A forma é mais larga que outros tênis da adidas, por isso, se não tiver pés largos, pode ser recomendado comprar um número menor. Todavia, se visa conforto, a numeração normal é suficiente (principalmente se usar meias mais grossas).
O que gostamos: conforto e preço
O que pode melhorar: disponibilidade (difícil achar)
Asics Trail Scout
O tênis Asics Trail Scout é bom para aventureiros que não dispensam segurança em suas atividades ao ar livre. Com cabedal em tecido mesh respirável resistente, sobreposições em couro ecológico e excelente tração, oferece ótimo custo benefício.
Se está familiar com os tênis Asics, conhece bem o material empregado em seu cabedal. É macio ao toque, e, internamente, a espuma abraça os pés os mantendo presos no lugar.
Além disso, tem bom nível de respirabilidade, enquanto sobreposições protegem regiões que sofrem com atrito contra pedras e detritos. O sistema de amarração é confiável, mantendo os pés seguros sem causar escoriações ou desconforto.
O sistema de amortecimento é mais firme, usando espuma EVA, sem GEL. Com isso, se busca uma experiência mais confortável, recomendamos o Adidas Rockadia. O objetivo desse tênis aqui é segurança e estabilidade.
Importante para atividades de aventura, o solado tem sulcos mais profundos, promovendo maior aderência ao solo e tração. Assim, dificilmente escorregará, e a estrutura reforçada no contraforte, protege os calcanhares.
Nessa breve avaliação do Asics Trail Scout, você pode perceber que é um bom tênis para atividades de aventura. A numeração é padrão, e o modelo é importado, sendo um dos pontos negativos, já que há poucas unidades em números populares. Portanto, peça quanto antes o seu se gostar dele!
O que gostamos: segurança e respirabilidade do cabedal
O que pode melhorar: estoque
Timberland Black Forest
Atualização: Timberland cessou suas atividades no ramo de calçados no Brasil, estamos buscando alternativas para quem precisa de botas impermeáveis.
A bota Timberland Black Forest é legitimamente adequada para suas trilhas, independentemente do clima e condições do terreno. Além de tudo, é a bota para trilha com melhor custo benefício de todas as citadas nesse guia, se é o que busca, já pode escolher esse modelo.
Por fora ela é feita com couro que a tornam um tanque, protegendo teus pés contra acidentes e pancadas. Por dentro, é confortável e macia, com ótimo suporte ao arco dos pés e calcanhares.
Uma membrana impermeável é utilizada no revestimento dessa bota, repelindo a água e mantendo os pés secos e confortáveis. Devido a seu alto índice de conforto, resistência e proteção, é ótima para ser utilizada durante o dia a dia.
O solado de borracha com tecnologia Zwarp evitará que você escorregue, mesmo em lama, neve, areia e terreno macio. Garantindo estabilidade em todas as direções, e sem perder a flexibilidade natural dos pés.
Concluindo, a bota Timberland Black Forest é boa e recomendada para usar em trilhas curtas ou longas, com riachos, cachoeiras ou terreno árido. Independentemente do que poderá encontrar no seu caminho, ela estará preparada para manter seus pés secos e protegidos. Seja contra água e detritos, quanto a escorregões e torções.
O que gostamos: Impermeável, acabamento em couro, custo benefício
O que não gostamos: Pesada (400gr), fragilidade (ganchos cadarços), estreita nas laterais (comprar 1 número maior)
Nike Wildhorse
O tênis Nike Wildhorse é uma ótima opção da marca para você que quer máxima proteção para trilhas em terrenos rochosos. Ele conta com uma placa na entressola que protege a parte inferior dos seus pés de pedras e objetos pontiagudos.
Não espere um tênis super confortável como o Pegasus Trail, como o próprio nome diz, esse é um cavalo robusto e selvagem. Seu objetivo é oferecer a proteção que precisa para trilhas de trekking onde tudo pode aparecer.
Na numeração padrão ele tem um encalce mais justo, recomendamos um número maior caso tenha pés largos. Por ser mais robusto, esquenta um pouco nos pés em dias quentes, já que há poucos furos para respirabilidade.
O solado com travas distantes umas das outras garante que não ficarão detritos presos nele. Isso ajuda muito na tração e evita que escorregue em terrenos rochosos.
O que gostamos: resistente e com excelente proteção aos pés.
O que não gostamos: apesar de aparentar respirável, ainda esquenta nos pés.
Adidas Terrex AX3
A linha Terrex da Adidas é uma boa opção para quem busca um tênis confortável e respirável para suas trilhas. Ele tem o design mais parecido com um tênis para trilhas, e solado emborrachado com design estilo pneu de mountain bike que melhoram o grip e aderência.
Já o cabedal oferece todo conforto de um tênis Adidas, com destaque para o colar acolchoado e suporte à planta dos pés. Permitindo dessa forma que você consiga ir mais longe durante o seu trekking, com todo o conforto e maciez.
Por ser feito em material têxtil resistente, ele se sai bem em ambientes úmidos, desde que não submerso em água. Ele tem excelente aderência, porém, não é impermeável, compensando isso com um solado mais alto.
Ele é mais estável e confiável nas trilhas do que o Asics Artic, afinal, foi criado para enfrentar terra, cascalho, lama e pedras. Devido a sua construção para proteger os pés e tornozelos, ele é mais pesado e fechado, resultando em aquecer os pés em climas quentes como o nosso.
Recomendamos o Adidas Terrex AX3 para quem não abre mão de conforto na hora da aventura. Sem design atraente, impermeabilidade, ele é uma boa opção para quem quer caminhar com conforto e segurança em trilhas, zona rural e florestas.
O que gostamos: estável e com ótima aderência
O que não gostamos: peso e esquenta no pé
MG Brasil Adventure Trace
A bota Adventure Trace da MG Brasil entra na lista por oferecer ótimo custo benefício para quem busca uma bota semi-impermeável. Fabricada no Brasil, um dos grandes benefícios do modelo é o preço baixo, mesmo sendo feito em couro legítimo.
Não é necessariamente adequada para quem precisa de amortecimento e leveza, é bem rígida e pesada. Torna-se uma ótima opção se quer uma bota robusta e resistente para enfrentar qualquer adversidade, urbana ou na mata selvagem.
Externamente é resistente, usando como matéria-prima principal o couro. Dessa forma, protege os pés contra objetos que possam cair nos pés, ou caso os bata em alguma rocha. Além disso, a estrutura protege os tornozelos, mantendo os calcanhares firmes no lugar.
Internamente é confortável, com bom nível de estofamento na região do colar do contraforte. A lingueta em tecido proporciona conforto aos pés, mesmo com amarrações mais apertadas nos pés.
Solado e entressola costurada aumentam a durabilidade, evitando que descole ou haja entrada de água. Todavia, não é totalmente fechada no topo, a lingueta é em tecido e permite que água e umidade entre na bota.
Caso esteja em busca de uma bota em couro barata para trekking, hiking, trilhas ao ar livre, fazendas e no meio da natureza, a Adventure Trace vale a pena o investimento. Oferece excelente tração e aderência em terrenos secos ou molhados.
O que gostamos: preço baixo e qualidade
O que pode melhorar: peso
Saucony Peregrine ISO
De volta ao Brasil, a Saucony apresenta o tênis Peregrine ISO. Oferece o máximo de conforto, tração e suporte para suas corridas em trilhas, com toda segurança e estabilidade.
Ele usa o cabedal com tecnologia ISO, que tem como diferencial adaptar aos pés de quem calça como uma meia. Não é necessariamente um tênis que visa proteção, e sim, leveza e amortecimento para corridas e caminhadas em terrenos acidentados e sem pavimentação.
O amortecimento EverRun é macio e responsivo, ideal para você que quer fazer longas caminhadas na natureza. Com travas altas, ele oferece boa tração e aderência a terremos molhados.
Em resumo, o Saucony Peregrine é para quem quer um tênis leve, resistente e com ótima aderência ao solo para fazer suas trilhas trekking. Todavia, por ser importado dos Estados Unidos, seu preço é alto, e há poucas numerações disponíveis.
O que gostamos: conforto, tração e encalce
O que não gostamos: caro e poucas numerações
Como escolher um tênis para trilhas?
Qualquer corredor pode se tornar um corredor de trilhas, basta que tenha o calçado adequado para essa modalidade. Agora que você já sabe quais opções escolher dentre uma lista com as melhores opções, está na hora de escolher a melhor bota ou tênis para a sua aventura!
As 2 principais características para considerar na hora de escolher um bom tênis ou bota para trilha; é o tipo de calçado que seu pé precisa (amortecimento, estabilidade, suporte, pé largo ou estreito, drop baixo ou alto) e o tipo de terreno que irá encontrar (seco, úmido, plano ou acidentado, rígido ou macio.).
As botas para trilhas e trekking são rígidas e tem travas mais altas (em média 5mm), são boas para terrenos macios, irregulares e acidentados. Geralmente são mais duras, algumas até desconfortáveis para corrida, mas irão proteger teus pés em quase todos os terrenos. Algumas servindo até mesmo para alpinismo e montanhismo.
Já os tênis para trilhas são criados com travas hibridas (2 a 4mm), multidirecionais e com um vão que auxilia na flexibilidade e conforto. Estes são adequados para corridas na natureza, em trilhas com folhas e galhos secos, cascalho, entre outros. Muitos não recebem tratamento impermeável como as botas, mas são mais confortáveis e tem melhor amortecimento.
Trilhas fáceis:
São trilhas bem mantidas, conservadas e que estão quase sempre com o caminho definido. É comum em parques e clubes campestres. Um tênis que serve como referência para trilhas fáceis é o Asics Gel Artic.
Tênis dessa categoria são uma atualização de modelos para corrida de rua, geralmente apresentando sola com maior aderência e tração, e placa mais resistente contra obstáculos para proteger a sola dos pés.
All-Round:
Tênis ou botas com essa nomenclatura podem ser utilizadas na maioria dos terrenos. São versáteis e aliam conforto e resistência, provendo ótimo grip, e mantendo seus pés confortáveis e seguros durante sua atividade outdoor.
Rugged Trail:
Tênis ou botas Rugged Trail são os calçados mais robustos das marcas. Eles apresentam materiais mais resistentes e menos flexíveis, visando principalmente proteção, aderência e tração mesmo nas condições mais adversas, como terreno montanhoso, acidentado e lamacento.
Suas plataformas são mais rígidas e com travas maiores, permitindo subidas e descidas com segurança. Além de manter seus pés estáveis dentro do calçado, eles evitam que você escorregue e caia.
Peso:
Toda essa proteção e borracha utilizada não irá deixar um calçado nem um pouco leve quando comparados aos tênis de performance. Isso é ainda mais verdade nas botas, que usam borrachas de maior densidade, couro e partes metálicas em sua composição.
Dependendo do tipo de trilha que for fazer, deverá escolher sacrificar o peso por maior conforto, ou pegar um calçado mais pesado para maior proteção e durabilidade.
Tração:
Um dos pontos mais importantes na hora de escolher um bom tênis ou bota para trilha. A performance varia principalmente entre cada categoria que mencionamos mais acima. Um tênis para Rugged Trail terá indubitavelmente maior tração, enquanto um para trilhas fáceis terá menos.
Se não sabe o que poderá encontrar nas suas trilhas, e quer uma opção visando equilíbrio entre as duas situações, um All-Round pode ser para você. Estes são equilibrados e se saem bem na maioria dos ambientes, incluindo lama, neve, subidas e descidas instáveis.
Amortecimento:
Caso busque amortecimento em um tênis para trilha, é melhor ficar longe das botas. As últimas têm como principal fundamento proteger você e seus pés durante a atividade, não prover 100% de conforto.
Infelizmente são poucas as opções de tênis para trilha com amortecimento a venda no Brasil. Sendo assim, suas opções caso tenha dores no joelho, problemas ortopédicos e coluna, o mais próximo de conforto e estabilidade é o Adidas Terrex.
Caso encontre à venda, os modelos Hoka One One Speedgoat, Nike Terra Kiger e Saucony Peregrine são outras ótimas opções. Porém, não são comercializados de forma oficial no Brasil, no caso, teria que importar.
Estabilidade:
Estabilidade é um ponto-chave para não estragar sua aventura, o que você menos precisará no meio do mato é torcer o pé ou algo pior. A maioria dos calçados trekking hoje oferecem excelente estabilidade e proteção na região dos tornozelos.
Por usarem uma plataforma mais rígida e exoesqueleto com plástico na região dos calcanhares, faz com que seja mais difícil sofrer torções. Geralmente botas e tênis Rugged Trail são os mais resistentes e estáveis, contando com estrutura resistente contra a maioria dos acidentes.
Impermeabilidade:
Caso seja importante para você que seus pés não fiquem molhados durante a trilha, é melhor investir um pouco mais e pegar uma bota ou tênis com revestimento impermeável. A líder nesse segmento é a Gore-Tex, presente em botas premium com as The North Face Hedgehog.
Porém, a Timberland Black Forest é uma ótima opção visto que também tem impermeabilidade custando 1/3 do valo. São recomendadas para quem corre em trilhas em qualquer condição climática, seja sol, chuva ou neve. Ou, simplesmente em áreas com córregos, cachoeiras e nascentes.
Respirabilidade:
A respirabilidade pode ser uma das características importantes para ti, principalmente se tem hábito de correr ou caminhar em regiões e lugares mais quentes.
Nesse caso, as melhores opções são os tênis, visto que botas são fechadas e o revestimento impermeável diminui bastante a entrada e saída de ar.
Proteção:
Proteger os pés deverá estar no topo de suas prioridades quando for fazer trilha a pé. Principalmente em terrenos irregulares ou acidentados, com declives e inclinações instáveis que podem causar lesões nos pés e articulações.
Se você acha que bater o dedinho nos moveis dói, é porque nunca tropeçou numa raiz de árvore ou pedra (e vamos manter assim, ok?). Todos os tênis mencionados nesse guia de compra de tênis para trilha têm alguma forma de proteção aos pés, principalmente os dedos. Então pense nisso na hora de escolher o seu próximo tênis para trilha, veteranos já sabem disso.
Sistemas de laceamento:
Há hoje dois tipos principais de laceamento, o com cadarços que você regula o nível de ajuste, e os que já vem interlaçados e de ajuste rápido (elástico como de algumas bolsas e mochilas). Dependendo do controle e conforto que deseja, é melhor escolher a opção com cadarços invés de ajuste rápido. Principalmente se você tiver arco dos pés alto, ou pés mais largos.
Nem sempre o ajuste automático provido por calçados com ajustes rápidos dá o conforto que muitos buscam. Ter controle sobre a forma que laceia o tênis ou bota é libertador, alguns usando inclusive ganchos para proteger mais a região dos tornozelos e não os deixar “instáveis”.
Resumo:
Em resumo, se o que precisa é resistência, impermeabilidade, proteção e segurança, escolha botas. Caso queira conforto e amortecimento, principalmente se tiver problemas ortopédicos e de coluna, prefira os tênis para fazer trilha.
Comentários finais:
Esperamos que esse guia de compra de tênis e botas para trilha, montanhismo e trekking tenha lhe ajudado.
Fizemos o dever de casa e buscamos as melhores ofertas para você! Não deixe de conferir as avaliações de usuários e mais informações clicando nos botões abaixo das imagens dos tênis/botas.
Referências:
https://www.runnersworld.com
https://www.outdoorgearlab.com
https://www.switchbacktravel.com
Vou passar 90 dias conhecendo a pé diversas cidades. Como se trata de perímetro urbano, o terreno é regular. Meu pé é cavo e sua bastante. Não tenho um bom preparo físico e não estarei levando peso. Qual o melhor calçado?
Boa tarde Patrícia, recomendamos o Adidas Terrex AX3 ou Asics Gel Artic 2.
Oie, tudo bem? Parabéns pela matéria. Preciso de uma ajuda, irei fazer caminhada diária de 30km durante 4 dias em terreno irregular e regular, qual tênis com melhor custo benefício você indica.
Boa tarde Carlos, recomendamos o Salomon Speedcross para maior conforto, segurança e durabilidade. Agora se estiver com a grana curta, o adidas Terrex AX3.
Olá, faço trilhas de terra com cachoeiras nas chapadas ,montanhas etc, qual vc me indica que seja boa para isso com um custo benefício bom. obrigado
Olá, boa noite!!
Estou indo para o Peru e farei algumas trilhas fáceis e pequenas… Mas tenho problema na coluna, por isso precisou de um tênis com boa estabilidade e amortecimento. Qual vcs indicariam? Obrigada.