Uma revisão dos melhores tênis para quem tem pés chatos masculino e feminino. Visando conforto, suporte, estabilidade e amortecimento!
Se você tem pé chato (plano valgo), ainda assim poderá ser um ótimo corredor! Basta saber exatamente qual modelo de tênis comprar.
Nesse guia de compra selecionamos tênis com formas largas para melhor conforto e suporte, são eles:
- Skechers Go Walk Max: O melhor para uso diário e caminhadas
- Brooks Adrenaline GTS: O melhor para corrida
- Asics Gel Kayano: Melhor para tudo
- Hoka One Clifton: Mais Conforto
- Brooks Ghost: Conforto e preço justo
- Nike Air WinFlo: Melhor Custo-benefício
- Asics GT 2000: Pisada Pronada e bom preço
- Olympikus Corre 3: Bom e Barato
- Mizuno Wave Mirai 4: Cabedal leve e respirável
Estimasse que 2 milhões de brasileiros tenham o pé plano valgo, onde a região plantar inteira toca o solo devido à ausência do arco plantar.
Pessoas com pés chatos tendem a sofrer com pronação e falta de amortecimento natural. Por isso é comum sentirem dores no joelho, tornozelo, desenvolver lesões como fascite plantar, sesamoidite, esporão e joanetes.
A condição contrária ao pé chato é chamada pé cavo, onde o arco do pé é alto e também afeta a pisada (causando supinação).
Essas deformidades podem ser congênitas (naturais) ou adquiridas (sobrecarga ligamentar). Consultar com um profissional da saúde com especialização em podologia pode ajudar a encontrar o motivo.
Uma das formas comuns de amenizar as dores causadas após longas caminhadas, períodos em pé ou corridas, é com uma palmilha ortopédica corretora ou de forma cirúrgica.
A maneira mais prática, é usando um tênis adequado que já tem correção a falta de arco nos pés.
Navegação
- Melhores Tênis Para Pés Planos, Chatos ou Largos
- Skechers Go Walk Max: O melhor para uso diário e caminhadas
- Brooks Adrenaline GTS: O melhor para corrida
- Asics Gel Kayano: Melhor para tudo
- Hoka One Clifton: Mais Conforto
- Brooks Ghost: Conforto e preço justo
- Nike Air WinFlo: Melhor Custo-benefício
- Asics GT 2000: Pisada Pronada e bom preço
- Olympikus Corre 3: Bom e Barato
- Mizuno Wave Mirai 4: Cabedal leve e respirável
- O que é pé chato ou plano (largos):
- Como escolher um tênis para pés planos?
- Dicas e considerações finais:
Melhores Tênis Para Pés Planos, Chatos ou Largos
Pensando nas necessidades únicas de quem tem pés planos, selecionamos alguns tênis que atendem a estas demandas:
- Conforto,
- suporte e estabilidade,
- flexibilidade,
- tração,
- absorção de impactos (amortecimento),
- respirabilidade,
- durabilidade,
- preço.
De tal forma, caso tenha pés chatos, os tênis a seguir melhorarão seu conforto diário. Pois, além de ajudar a aliviar dores e prevenir problemas maiores, eles também permitem que pratique atividades físicas como corrida, academia, caminhada, etc.
Skechers Go Walk Max: O melhor para uso diário e caminhadas
O Skechers Go Walk Max é um slip-on/sapatilha que visa oferecer o máximo de conforto para quem utiliza, comparado a calçados ortopédicos.
É rápido e fácil de calçar por não ter cadarços, tornando uma ótima opção para idosos ou em busca de comodidade.
Internamente a palmilha GOGAMat é o grande diferencial, macia e molda aos pés, oferecendo uma sensação de frescor e conforto nos pés.
A entressola utiliza espuma com tecnologia proprietária da Skechers de 5ª geração, proporcionando excelente amortecimento para suas atividades diárias.
Recomendamos o Skechers Go Walk Max se quer um tênis para calçar em casa, passeios e fazer caminhadas com máximo de conforto e preço em conta.
Brooks Adrenaline GTS: O melhor para corrida
Os modelos Brooks Adrenaline GTS sempre agradaram corredores com pés chatos. Isso ocorre devido a sua forma mais larga, e tecido superior que oferece espaço para que os dedos movam livremente, sem comprometer o encalce.
Além disso, o Adrenaline GTS está ainda melhor, com tudo que importa para quem tem pés planos. Excelente estabilidade, suporte e amortecimento adequados, ainda é responsivo e levíssimo.
De tal forma, é a escolha perfeita para pés plano valgo. Desenhados para corridas de longa distância, tem tecido macio e respirável, porém resistente. Utilizando a tecnologia DNA, que provê suporte para o arco do pé que você tanto precisa para evitar dores.
O preço é outro ponto atrativo desse calçado. Ele custa metade do que você pagaria pelo topo de linha da Asics, o Kayano, que também está em nosso TOP 3.
Se o que busca é um tênis com ótima estabilidade, amortecimento adequado, leve, respirável e com proteção contra odores, confortável e com várias opções de cores, o Adrenaline GTS 18 é uma ótima compra!
Seu ponto negativo é enquanto a durabilidade, que embora esteja melhor que o anterior, ainda perde para o Kayano.
Asics Gel Kayano: Melhor para tudo
O Asics Gel Kayano faz parte da linha de tênis mais vendida da marca no Brasil. O motivo é simples, a prática leva a perfeição. Em sua 29.ª versão, o Kayano entrega mais confiabilidade e conforto do que nunca!
O encalce das novas versões estão cada vez mais elogiados graças a atualizações pontuais. O resultado é um tênis mais leve, fiel à numeração e cabedal que calça os pés como uma meia.
Mas nem todos concordam que houve uma mudança significativa na forma. Alguns poucos mencionaram que ele continua apertando na região dos dedos, embora menos que o modelo anterior.
É de fato o tênis preferido de pronadores. Principalmente os que tendem a correr por longas distâncias e maratonas.
Isso é devido a seu excelente amortecimento em gel combinado com a tecnologia chamada FluidRide. Esta, altamente responsiva e ajuda na absorção dos impactos como nenhum outro modelo anterior.
Dessa forma, temos um tênis com custo elevado, com ótima durabilidade, suporte e conforto. Além disso, o Kayano tem selo de recomendação da APMA (Associação Médica Americana de Podiatria). Sendo assim, vale o preço cobrado, pelo menos na visão de médicos experts em cuidados com os pés.
Hoka One Clifton: Mais Conforto
O tênis Hoka One Clifton 8 é de acordo com muitos maratonistas o melhor tênis para iniciantes correr a primeira maratona.
É um tênis leve, de amortecimento maximalista, mas principalmente, espaçoso para as várias horas de correria.
Ao calçá-lo a espuma interna do cabedal envolve os pés e os mantém firmes e confortáveis no lugar. Seu cabedal, apesar de pecar um pouco na respirabilidade, tem ótima resistência e é bem estruturado. Na numeração padrão irá acomodar pés largos sem problemas.
Sua entressola maximalista tem amortecimento, não é um tênis ágil para corridas rápidas. Por isso, é certamente o tênis que recomendamos para longa distância, treinos diários, longões e pessoas mais pesadas ou acima do peso.
Outro ponto positivo dos tênis Hoka é que são construídos como um tanque. Por isso, não é incomum que durem centenas ou até milhares de quilômetros. Desde que claro, cuide bem dele.
Negativamente podemos falar sobre a disponibilidade (raro) e preço (alto).
Brooks Ghost: Conforto e preço justo
O Brooks Ghost é um dos tênis mais vendidos e elogiados pelos corredores americanos.
Tem excelente suporte e estabilidade, é indicado para corredores mais pesados e com pés planos devido ao cabedal mais amplo.
Apesar de ser um tênis com pisada neutra, o diferencial do conforto e amortecimento valeu para colocarmos ele como um dos melhores tênis para pés largos.
Caso tenha supinação, ele adaptará bem ao seu estilo de correr sem interferir como outros tênis de suporte.
Durável com preço acessível, conforto, suporte, estabilidade e ótima absorção de impactos. Seu único ponto negativo fica por conta de muitos ainda não conhecerem a marca.
Portanto, não saber se é bom e vale a pena. Se for seu caso, recomendamos que conheça a Brooks Running e seus melhores tênis.
Nike Air WinFlo: Melhor Custo-benefício
Caso seja fã da Nike e quer um tênis da marca para seus pés, o Nike Air Zoom WinFlo é a opção certa. Com excelente estabilidade e suporte, é o tênis favorito de corredores com pés planos.
Devido a sua construção mais robusta, ele oferece mais espaço para os pés, até mesmo os mais largos.
Além de ter cabedal em tecido Flymesh, que é bastante flexível, confortável e altamente respirável, evitando aquecimento e odores.
Com desenho bonito e várias opções de cores, o que mais nos chamou atenção foi seu ótimo conforto e estabilidade durante as corridas.
Por utilizar espuma premium combinada com material firme mesclada na região medial, ele dá conforto e estabilidade adequada.
O amortecimento fica por conta do sistema Air, na qual pequenos fios no solado AIR aumentam a responsividade do tênis durante as passadas. O que torna cada passo macio, responsivo e estável.
É um dos tênis mais baratos para corredores com pés chatos, ou com pronação, mencionado em nosso guia de compra.
Sua estrutura firme, conforto e preço o faz uma ótima opção para quem procura um tênis da Nike para pés planos. E, não precisa dizer que Nike é sinônimo de qualidade e durabilidade.
Asics GT 2000: Pisada Pronada e bom preço
O Asics GT2000 já fez parte de várias listas em nosso site. E não é para menos, mesmo não sendo o mais vendido, é um dos melhores tênis de estabilidade no mercado.
Com várias opções de cores e recheado de tecnologias que aumentam seu conforto.
Corredores que buscam estabilidade e suporte encontram no GT2000 esses benefícios com um preço competitivo.
Além disso, é bem acolchoado por dentro, prevenindo escoriações e desconforto mesmo após várias horas de uso.
A absorção de impacto fica por conta do Gel, já conhecido nos melhores tênis da Asics. Localizados em pontos estratégicos, aumentam o conforto, estabilidade e suporte, tão necessários para quem tem pés planos.
Ainda no quesito conforto, seu cabedal feito em tecido mesh respirável permite que os pés fiquem frescos e sem umidade.
Para prevenir o surgimento de fungos e odor, uma palmilha especial com controle bacteriano é utilizada.
Seus principais pontos positivos são, alto nível de suporte e estabilidade, respirabilidade e flexibilidade.
Embora seja anunciado nos sites brasileiros como sendo para pisada neutra, ele é para pronadores, com arco baixo ou pés planos.
Seu ponto negativo é quanto a durabilidade, já que por ser em tecido com mesh, tende a desgastar se não tiver cuidado.
Olympikus Corre 3: Bom e Barato
O Olympikus Corre 3 é um ótimo calçado acessível para correr ou caminhar com conforto se tem pés largos.
Seu cabedal em tecido Oxitec 2.0 adapta aos pés e evita que esquentem, além de internamente a palmilha dar suporte ao arco dos pés.
O amortecimento em espuma ELEVA PRO é equilibrada, oferecendo boa absorção de impacto sem ser macia demais.
Com o lançamento do Corre 3, as versões anteriores podem ser encontradas em oferta por preços muito atrativos. Caso encontre em sua numeração, pode valer a pena a escolha se quer economizar.
Mizuno Wave Mirai 4: Cabedal leve e respirável
O Mizuno Wave Mirai 4 tem cabedal em tecido elástico e respirável, adaptando a pés chatos ou planos. Dessa forma, evita que sinta desconfortos durante o uso.
Na entressola apresenta a tecnologia Wave que absorve mecanicamente os impactos, resultando num amortecimento confortável e responsivo em suas corridas e caminhadas diárias.
Entra na lista como uma opção para fãs da Mizuno que buscam um tênis para pés planos com amplo espaço no cabedal.
Um dos pontos positivos é a durabilidade e qualidade de construção, além de bastante versátil por conta de suas características já mencionadas.
Recomendamos o Mizuno Wave Mirai se tem pés planos e quer um tênis com bastante espaço no cabedal, para não apertar as laterais dos pés e ainda oferecer bom suporte ao arco do pé plano.
O que é pé chato ou plano (largos):
O arco do pé é formado pelos ossos tarsais e metatarsos, fortalecidos por ligamentos e tendões. Dessa forma, ele age como sistema de amortecimento natural do corpo, permitindo que os pés suportem o peso do corpo em posição ereta.
A altura do arco do pé interfere diretamente na pronação e tipo de pisada. Geralmente quem tem pés chatos, sofre também de pronação (os pés tendem a rolar para dentro durante a passada).
Além disso, devido à dinâmica dos pés planos, a absorção de impacto natural fica comprometida. Essa falta de amortecimento afeta e causa dores no quadril, pés, tornozelos e joelhos.
Por isso você não deve menosprezar em corrigir essa falta de suporte do arco do pé. Calçados adequados, que corrigem a falta do arco, são fundamentais para prevenir lesões e dores.
Como escolher um tênis para pés planos?
Durante a corrida, o arco do pé é responsável por suportar 3 vezes o peso corporal do corredor.
Dessa forma, pessoas com pés chatos estão colocando esse estresse direto nas articulações e tendões.
Naturalmente, um arco normal nos pés irá amortecer o impacto com o terreno. Já no arco plano, todo o pé irá impactar na superfície.
Consequentemente, seus tornozelos irão rotar para dentro e seus joelhos terão que compensar absorvendo o impacto.
Devido à falta de arco natural, você deverá procurar um tênis que ofereça suporte ao formato de seus pés.
De tal forma que, quando você os calce, sentirá haver um suporte na região onde normalmente teria um arco nos teus pés.
Os tênis que mencionamos nesse guia são os melhores para pés planos (sem arco). Pois, são resultados de 20 anos de pesquisa, onde encontraram o balanço perfeito entre estabilidade, suporte e controle de movimento.
Caso decida por comprar outro modelo que não algum que indicamos, abaixo seguem os principais fatores que fazem um tênis ser adequado para quem tem pés planos.
Controle de movimento (Estabilidade e Suporte):
É a principal tecnologia que um tênis para quem tem pés planos deve ter, estabilidade e suporte extra em sua construção.
Isso ajuda contra a pronação excessiva através do controle de movimento (imitando a dinâmica de um pé normal).
Dessa forma, é essencial que você compre um tênis apropriado para pisada pronada. Com suporte na região do arco do pé, que crie de forma artificial um arco em seu pé.
Flexibilidade e tração:
Flexibilidade é importante devido ao conforto que proporciona. Embora a maioria dos tênis de estabilidade e suporte sejam mais rígidos, é importante que sejam um pouco flexíveis. Permitindo que os pés tenham suporte e estabilidade, mas ainda movam naturalmente.
Tração é importante para evitar acidentes e lesões como torções causadas por escorregões. Olhe por calçados que tenham ranhuras no solado e borracha de qualidade.
Amortecimento:
Conforme dito várias vezes durante esse artigo, pés planos não conseguem absorver os impactos naturalmente. Dessa forma, deverá procurar por um tênis que tenha entressola mais alta, com absorção e proteção adequados contra impacto.
Com o avanço das tecnologias, hoje você pode ter um tênis com alta absorção de impactos, suporte e controle de movimento sem ser pesado ou grosseiro. Cada vez mais são criados materiais leves e flexíveis pelas fabricantes de tênis.
Durabilidade:
De nada adianta um tênis que irá desgastar devido a suas necessidades específicas.
Como na pronação, uma parte do tênis (geralmente a interna) sofre desgaste mais rapidamente do que a contraparte.
Sendo assim, os tênis que mencionamos aqui, tendem a ter borracha reforçada nas áreas problemáticas.
De forma que o seu calçado desgaste por igual, de um lado, e doutro. Um tênis desgastado irregularmente poderá pronunciar sua pronação e causar uma piora no seu quadro.
Por isso, procure tênis com borracha de qualidade, de preferência compostos especiais que melhoram tanto a aderência ao solo, quanto a durabilidade.
Nada é mais frustrante do que ver que o solado está desgasto e começando a descolar após algumas semanas de uso.
Dicas e considerações finais:
A dinâmica do pé plano difere dos pés normais, precisando de conforto, amortecimento, estabilidade e suporte. Por isso você não deve usar tênis que não foram criados pensando nessas necessidades únicas.
Você pode correr normalmente tendo pés chatos, e o mesmo vale para outras atividades. O principal cuidado é ter o calçado adequado para tal atividade.
Como a condição vem acompanhada de pronação, um tênis para pés planos também serve para corrigir esse tipo de pisada.
Caso já utilize palmilhas ortopédicas com arco para corrigir o problema, não precisará delas quando comprar um tênis adequado como os mencionados aqui.
Ter pés chatos ou planos não é mais uma barreira que o separa de fazer o que deseja.
Seja corrida de rua, esteira, treinar na academia ou caminhar, graças ao avanço das pesquisas, tudo isso é possível com um tênis adequado.
Os elementos mencionados acima são essenciais e devem ser considerados caso opte por não comprar os tênis que indicamos aqui.
Reveja os pontos positivos e negativos do tênis que desejar comprar, e faça sua escolha baseado no seu gosto e em quanto está disposto gastar.
Não economize caso passe o dia todo sob seus pés, ou pratique esportes de impacto. Pois, o barato pode sair caro, e por comprar um tênis qualquer sem o suporte e amortecimento que precisa, poderá causar problemas de saúde a longo prazo.
Esperamos que esse guia de compra com os melhores tênis para pés planos tenha lhe ajudado.
Interessante, mas no meu caso, tudo é mais complicado, pois com pé plano, valgo, pronador, e ainda calçando 46, ou seja, além de um pé largo, é grande tb. Vou ter que acabar fazendo a cirurgia para cessar as dores, já que encontrar qualquer calçado já é uma luta, imagine adequado então.
Boa tarde Ugo, realmente no Brasil é complicado encontrar calçados adequados, já que a maioria das fabricantes usam forma única. Lá fora já há opção de escolher a “largura” dos calçados assim como o tamanho. Quem sabe algum dia as fabricantes comecem a fazer a mesma coisa por aqui, enquanto isso o que podemos fazer é comprar um numero maior, o que infelizmente já é difícil no seu caso.